dynamic art - web design e alojamento
M A N U A L   D E   U T I L I Z A Ç Ã O
Q U E S T Õ E S    T É C N I C A S






[ Manual ]

[ 0 - Questões Técnicas ]
[ 1 - Informações Básicas ]
[ 2 - Informações Avançadas ]
[ 3 - Painel de Controlo via-Web ]
[ 4 - CGI's - Informações ]
[ 5 - CGI's - Scripts Instalados ]
[ 6 - Informações Extra ]


0 - Questões Técnicas

Isto é um teste...
Qual é o seu nível?
FTP? Telnet? Unix Linux Lynx?! O quê?
Telnet
FTP
Linux e Unix
Apêndice: Links Úteis
Informação


Temos orgulho no nosso compromisso em fornecer o Serviço de Alojamento com maior qualidade, flexibilidade e competitividade disponíveis no mercado. Quando coloca o seu website nas nossas máquinas pode ficar descansado que as pessoas de todo o mundo terão um acesso consistente, de confiança ao seu site 24 horas por dia.

Isto é um teste...

Os nossos computadores são máquinas Pentium II Dual Pro 400 e 450 correndo em Apache sobre o Linux. Poderá aceder e gerir o seu site nas nossas máquinas usando Telnet e FTP ou Fetch. Com o nosso Painel de Controlo Plusmail pode até executar algumas operações de gestão usando o seu browser. Os nossos servidores estão ligados ao backbone Internet usando Múltiplas Ligações T3, cada uma das quais com uma capacidade de 45MBPS (milhões de bits por segundo).

voltar ao topo da página

Qual é o seu nível?

Ok, se leu o parágrafo anterior e percebeu cada palavra então está qualificado como um utilizador avançado. Provavelmente só precisará de usar este manual como ferramenta de referência para procurar informação específica. Se não conseguir encontrar aqui a informação que procura, por favor contacte o nosso serviço de suporte.

Se leu o parágrafo e percebeu partes mas não a totalidade, então provavelmente quererá dispôr de um certo tempo para rever algumas coisas antes de se atirar de cabeça. Achará o Índice uma ferramenta importante para descobrir a informação que precisa.

Finalmente, se leu o parágrafo e o achou completamente disparatado então recomenda-se fortemente que demore o seu tempo lendo as explicações e instruções neste manual antes de se dedicar a uma nova tarefa totalmente desconhecida. Se não sabe trabalhar com Telnet e FTP e não pretende aprender, então poderá querer ir directamente para a secção Painel de Controlo PlusMail. O Painel de Controlo PlusMail permitir-lhe-à controlar virtualmente todos os aspectos do site através do seu browser.

Se precisar de realizar tarefas que requeiram o uso de FTP ou Telnet, ou se apenas desejar ficar com um conhecimento geral de tais funções, então deverá ler a próxima secção. Dar-lhe-à uma ideia básica, porém clara, de tais características e retirar-lhe-à algum do mistério e confusão acerca delas.

Fizémos todos os esforços para cobrir o essencial neste manual, e torná-lo tão completo e informativo quanto possível. No entanto, por favor lembre-se de que se não conseguir encontrar as respostas às suas questões, poderá e deverá contactar os nossos serviços.

voltar ao topo da página

FTP? Telnet? Unix? Linux?! O quê?

A hipótese mais provável é que aceda à Internet usando um programa denominado browser. As hipóteses também mais prováveis são que use alguma versão do Netscape, Internet Explorer, ou algo similar a estes dois programas. Deve estar a perguntar por que é que eu referi isto porque... bem... há mais alguma hipótese de aceder à Internet?? Precisa de um browser, certo?? Bem... não. Não precisa. De facto, os browsers mais usados hoje em dia são apenas um tipo de programa que pode usar para surfar na net. É evidente que eles proporcionam a visão mais apelativa da Internet e são bastante divertidos de usar com as suas capacidades de som e imagem. São, de facto, largamente responsáveis por tornar a Internet num local onde pessoas de todos os estratos sociais, de todo o mundo, vão para jogar, trabalhar, comprar e aprender.

Os browsers não são os únicos programas que pode usar para aceder à Internet, não são certamente os primeiros, e, dependendo das suas tarefas, não são sempre os melhores programas para usar. Repare... o seu programa de e-mail é óptimo para mandar e-mails. Mas já não é a melhor ferramenta para escrever um livro. O seu browser é óptimo para ver a Internet, mas não é sempre a melhor ferramenta para gerir um website. Para fazer isso quererá algo simples, rápido e básico, que lhe permita fazer upload, download e aceder a ficheiros do seu site rapidamente, facilmente e com o mínimo de trabalho e contratempos possíveis. Telnet e FTP são as duas ferramentas que melhor preenchem esses requisitos.

voltar ao topo da página

Telnet

O Telnet é um programa que emula um terminal de computador, permitindo que veja informação no ecrã em vez de ter que efectuar o download para o seu computador pessoal para assim poder visualizá-la. Isto é extremamente útil se precisar de ver grandes quantidades de informação, tal como os ficheiros e directórios de um site, ou um ficheiro de texto por exemplo. Imagine quanto tempo demoraria fazer o download de uma página contendo o nome dos livros de uma biblioteca! Com o Telnet consegue ver a informação no site da biblioteca, eliminando o tempo de download.

O Telnet não suporta gráficos, ficheiros de som e não tem nem uma pontinha de entretenimento. Mas é a melhor ferramenta para certas tarefas. Terá um ecrã branco com texto preto, muito parecido com um antigo ecrã do DOS só que com as cores invertidas. E, novamente tal como o DOS, precisará de introduzir os seus comandos. Se usar o Windows já terá um programa de Telnet no seu sistema. Vá a Iniciar, Programas, Executar e tecle a palavra "telnet" (sem as aspas) na janela.

FTP

FTP é o acrónico de File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Ficheiros). Tal como o nome indica, o seu objectivo principal é tornar a transferência de ficheiros de um computador para outro o mais rápido e fácil possíveis. E é excelente nessa tarefa! Ao contrário do Telnet, o FTP não é um programa. É antes um "protocolo" tal como o http o é. O seu browser usa o http para ver, ler, e traduzir HTML nas páginas coloridas, brilhantes e interactivas que vê no seu monitor. Para usar o FTP precisará de um programa tal como o WS-FTP para Windows ou o Fetch para Macintosh.

Visualmente não verá a imagem de um browser, ou o ecrã branco e texto preto do Telnet. Em vez disso, se estiver a usar o WS_FTP, verá apenas dois painéis, cada um deles com pastas (também chamadas directórios) e ficheiros. Um painel irá conter os directórios e ficheiros no seu computador. O outro painel irá conter os directórios e ficheiros no site a que está ligado.

voltar ao topo da página

Linux e Unix

Um SO ou "sistema operativo" é o programa que usa para gerir e correr o seu computador. De longe os três sistemas mais usados universalmente e reconhecidos pelas pessoas são o Windows 98, NT, e o Macintosh. Linux e o Unix são também sistemas operativos. Não têm ou suportam todas as "campaínhas" e "assobios" dos sistemas operativos mais populares, mas não foi para isso que foram criados. Estes dois sistemas operativos são para coisas sérias... para transferências de dados de forma dinâmica e rápida... para permitir que um computador fale com outros rapidamente e sem sobressaltos. Não são para entretenimento pessoal. É por isso que sistemas de computadores e muitos outros tipos de negócios usam Unix e/ou Linux. Não são bonitos mas são inteligentes, estáveis, e rápidos. voltar ao topo da página

Apêndice: Links Úteis

Os endereços seguintes são sites na Internet que consideramos serem úteis.

  The Web Developer's Virtual Library
 Um grande reservatório de informação sobre HTML.

  The CGI Resource Index
 Uma vasta selecção de scripts CGI (grátis e para compra).

  Directory Guide
 Um guia para muitos dos directórios da Internet.

  Position Agent
 Descubra como é que a sua página se situa nos motores de busca e descubra como mover o seu site para o princípio da lista.

  Submit-It
 Submeta o seu site a múltiplos motores de busca ao mesmo tempo.

  HotBot
 O nosso motor de busca favorito.

  Black Coffee
 Aplicações, directórios, e código fonte para utilizadores e programadores de Java.

  Gifpile
 Uma enorme selecção de imagens para as suas páginas.

voltar ao topo da página

Informação

Algum do texto referente aos scripts CGI foi tirada directamente ou adaptada para o nosso uso dos ficheiros ReadMe postos à disposição pelos criadores dos scripts. Os nossos agradecimentos para o pessoal do Matt's Script Archives pela sua excelente documentação!

voltar ao topo da página