dynamic art - web design e alojamento
M A N U A L   D E   U T I L I Z A Ç Ã O
S E C Ç Ã O   1






[ Manual ]

[ 0 - Questões Técnicas ]
[ 1 - Informações Básicas ]
[ 2 - Informações Avançadas ]
[ 3 - Painel de Controlo via-Web ]
[ 4 - CGI's - Informações ]
[ 5 - CGI's - Scripts Instalados ]
[ 6 - Informações Extra ]


Página 1 - Informações Básicas

Como aceder à sua conta
Acesso FTP
Acesso Telnet
Informações Gerais da Conta
UserName e Password
Alteração da Password
A sua Conta
A directoria “WWW”
A Página Inicial
Estatísticas de Acesso – Wusage
Access-Log
Espaço em Disco


Como aceder à sua conta

Uma das primeiras etapas é saber como aceder à sua conta e para tal tem que aprender alguns conhecimentos sobre FTP (File Transfer Protocol).

É através deste protocolo e utilizando um programa de FTP, que irá fazer o upload e download das suas páginas bem como se quiser, fazer a configuração manual dos redireccionamentos de email, respostas automáticas de email e da sua mailing list.

Existem algumas tarefas que devem ser efectuadas por Telnet e outras ainda que podem ser feitas através do seu Browser. Se vai utilizar o Microsoft FrontPage, muitas destas tarefas não são necessárias, no entanto convêm referir que para utilizar o FrontPage tem que ter instalado na sua conta as Extensões de Servidor do FrontPage.

voltar ao topo da página

Acesso FTP

O FTP é sem dúvida o método preferido para fazer o upload e download das suas páginas. O acesso à sua conta é Ilimitado e durante 24h por dia. Isso permite fazer actualizações das suas páginas no seu computador pessoal e depois fazer as actualizações desejadas a qualquer hora.

Nota: Se utiliza o Microsoft FrontPage não deve utilizar outro programa de FTP para efectuar as actualizações das suas páginas com o prejuízo de danificar as Extensões de Servidor. Mais detalhes na secção do FrontPage. O FTP não é um programa mas sim um protocolo de comunicação que permite fazer transferencia de ficheiros de um lado para outro. Não vamos dar uma lição de como funcionam todos os programas de FTP no entanto existem pelo menos dois que nós aconselhamos.
O WS-FTP e o CUTE-FTP são na nossa opinião os programas de FTP mais fáceis de utilizar, podendo ao mesmo tempo dar-lhe facilidades acrescidas como é o caso de efectuarem comandos de UNIX para alterar propriedades de ficheiros; (CHMOD).

Outra questão a ter em conta quando vai fazer o upload das suas páginas é se vai enviar o ficheiro em formato BINÁRIO ou em formato ASCII.

Normalmente o programa de FTP utiliza uma função automática que deteta o tipo de ficheiro que vai enviar e  opta pelo formato BINÁRIO ou ASCII.
No entanto convêm ter em atenção que alguns problemas que possam surgir nos scripts em CGI podem ser derivados de um upload feito em formato BINÁRIO. Neste caso tenha sempre em conta que os ficheiros de texto, devem ser sempre enviados em formato ASCII.

voltar ao topo da página

Acesso Telnet

Todas as contas que a Dynamic Art fornece são automaticamente activadas com acesso por Telnet.

O Telnet é protocolo de comunicação que permite através de um programa efectuarmos uma ligação a um computador remoto para enviar comandos ou dar instruções.

O ambiente de trabalho por Telnet quase que se assemelha ao MS-DOS devido à sua forma característica e da necessidade de escrever os comandos que vão ser executados.

Esta é uma tarefa que requer conhecimentos um pouco mais avançados. A leitura de um bom livro de UNIX ajudaria muito.

A maioria dos utilizadores menos experientes provavelmente nunca irão utilizar esta facilidade, no entanto fica com a ideia de que a sua conta tem esta forma de acesso. Bom, para começarmos vamos necessitar de um programa de TELNET, o seu sistema operativo já deve trazer um programa de telnet e no caso do Windows 85/98/NT basta fazer “Start”, “Run” e introduzir na caixa o nome “Telnet” e premir o botão OK.

Verá que apareceu uma janela em branco; este é o programa de telnet do windows.

Seguidamente deverá efectuar uma ligação dial-up ao seu ISP (empresa que fornece o acesso à Internet) para que se possa ligar à Internet. Posto isto, efectue um ligação através do programa de telnet especificado o seu domínio (seudominio.pt ou seudominio.com) na caixa referente ao HOST e clicar no botão de ligação.

Quando a ligação estiver estabelecida irá aparecer um Login ou UserID, é aqui que introduz o seu username seguido da password. Quando a ligação estiver estabelecida irá aparecer algumas linhas de texto e no final irá encontrar um cursor que se assemelha a este exemplo:

nomedoservidor:~$

A isto chama-se Prompt tal como no DOS e o nome “nomedoservidor” indica o nome do servidor ao qual está ligado. A partir daqui já pode começar a enviar comandos … mas com cuidado.

Indicações adicionais para utilizadores mais experientes:

Alguns dos programas disponíveis através da conta Shell:

Mail – um programa de email antigo
Pine – outro programa de email
ftp – para fazer ftp para outros sites.
telnet – para fazer telnet para outros sites
pico – um editor de texto bastante fácil
vi – outro editor de texto
joe – outro editor de texto simples
lynx – um browser de texto;

Regra geral o ambiente UNIX é bastante complexo para uma primeira abordagem, no entanto existe um Help que pode ser utilizado enviado o comando “man” seguido do nome do programa.

Nunca é demais lembrar que o UNIX é sensível ao tipo de letra que utilizamos, daí que “Index.htmll” não é igual a “index.htmll” nem a “iNDeX.htmll”.

Nota: se tiver problemas com a ligação através de Telnet edite o ficheiro bash_profile e coloque na última linha TERM=vt100.

voltar ao topo da página

Informações Gerais da Conta

Esta secção contém informações gerais sobre todas as contas, independentemente do nível de conhecimentos do Cliente.

Estas informações aplicam-se também a utilizadores que usam o FrontPage.

voltar ao topo da página

UserName e Password

A autenticação dos utilizadores nos nossos sistema é feita através de UserNames e Passwords que submetem quando subscrevem uma conta e que é confirmada através do envio de um email.

Salvo indicação contrária, o seu username é sempre o seu domínio sem a extensão independentemente do programa que estiver a utilizar; ex: se o seu domínio é “seudominio.pt” o seu username é “seudominio”. Note que o seu usename e a sua password é pessoal e intransmissível.

voltar ao topo da página

Alteração da Password

Para poder efectuar a alteração da sua password terá que fazer uma ligação ao nosso sistema através de Telnet e após a autenticação executar na prompt do sistema:

passwd

Um script irá pedir-lhe para introduzir a password antiga, seguida da password nova duas vezes para confirmação.

Nota: esta facilidades só está disponível para utilizadores que tenham contas Telnet, os emails, por exemplo não o permitem.

voltar ao topo da página

A sua Conta

A cada conta submetida é atribuído um espaço no disco dos nossos servidores de acordo com a conta que o cliente escolheu.

Esse espaço está estruturado para si através de uma directoria a que se chama “home” ou “root”. Este é o espaço que lhe é atribuído no nosso servidor. Tudo o que se encontra por baixo da sua directoria pertence-lhe. Tenha cuidado em não apagar certos ficheiros que encontra por exemplo no directório principal, pois pode danificar a sua conta.

voltar ao topo da página

A directoria “WWW”

Na sua directoria home irá encontrar diversas sub-directorias que contém informações e configurações específicas da sua conta. Uma dessas directorias é a “www”.

Esta é uma das mais importantes e é aquela que está acessível ao público em geral que aceda ao seu site utilizando um Browser. É também nesta directoria que irá colocar todas as suas páginas, imagens, etc …

voltar ao topo da página

A Página Inicial

A página inicial do seu site tem o nome de index.htm ou index.html.

Quando alguém visita o seu site utilizando o seu domínio; ex: www.seudominio.pt, o browser irá procurar uma dessas páginas acima referida. Se nenhuma dessas páginas se encontrar no seu site, o utilizador irá ver uma página indicando que a página que tentou aceder não se encontra no sistema.

voltar ao topo da página

Estatísticas de Acesso – Wusage

Uma das directorias que irá encontrar na sua home é a wusage. Esta directoria contém ficheiros de acesso e de estatísticas do seu site. Para poder visualizar as estatísticas do se site utilize o URL da sua homepage seguido de wusage; ex: http://seudominio.pt/wusage.

A página que lhe irá aparecer contém as estatísticas da última semana relativamente ao seu domínio.
Nesta página encontra ainda um resumo semanal dos acessos e um gráfico com a apresentação dos resultados.

Estes resultados são gerados automaticamente todas as semanas e são colocados no mesmo local para uma consulta mais fácil.

voltar ao topo da página

Access-Log

Quando faz Ftp para o seu site verá que na sua home encontra um ficheiro com o nome access-log. Faça o download desse ficheiro e abra-o com um processador de texto tipo word ou notepad para ver exactamente quais as páginas mais acedidas, de onde as visitas vêm e em que dias e que horas esses acessos foram efectuados.
Nota: Se pretender ver o domínio em vez do IP, crie um ficheiro em branco com o nome “dns” (sem extensão) e coloque-o na directoria wusage.
Desta forma obtém dns inverso que lhe permitirá saber qual o domínio de um determinado IP.

voltar ao topo da página

Espaço em Disco

Existem diversas formas de saber qual o espaço ocupado por uma determinada conta. Vamos descrever alguns deles para que possa optar por aquele que se melhor adapta. Em todas as opções tem que usar o sistema Telnet:

Espaço de ficheiros:
Efectue uma ligação ao servidor utilizando um cliente de Telnet e após a autenticação digite o seguinte comando

du * www/* anonftp/* -c

Desta forma obtém um relatório com a indicação do espaço ocupado por as duas directorias.

Espaço da directoria www

du –s /www/seunome

Desta forma obtém o espaço ocupado pelo seu directório e subdirectórios da sua www.

Espaço da directoria anonftp

du –s ~ftp/seunome.pt ou ~ftp/seunome.com

Desta forma obtém o espaço ocupado pelo seu Ftp anónimo.

Espaço da directoria home

du –s $HOME

Desta forma obtém o espaço ocupado pela directoria home e pelas sub-directorias.

voltar ao topo da página